HomeFacebookUsar ou não usar Hashtags no Facebook. Eis a questão!

Usar ou não usar Hashtags no Facebook. Eis a questão!

SMARTBLOG

smartlinks

O que já foi um botão de telefone é agora um fenómeno das redes sociais. Hoje, as hashtags estão intimamente associadas às redes sociais, onde desempenham o papel de protagonista na distribuição de conteúdos.

Se as hashtags em determinadas redes sociais assumem o papel principal, em outras não é bem assim! Como agência de Facebook Ads questionámos a sua utilização no Facebook. É natural que também se questione quanto à sua utilização nesta rede, eis o que lhe podemos dizer:

As hashtags não começaram no Facebook, mas acabaram por ser adotadas por ele. O Facebook introduziu hashtags em 2013, após a sua crescente utilização em outras plataformas, principalmente no Twitter seguido do Instagram.

Na época, o Facebook estava muito empenhado em impulsionar a utilização de hashtags. Incentivando até a sua utilização em anúncios. Isso aconteceu no mesmo período em que o Facebook lançou o Graph Search, um mecanismo de busca avançado que visava mudar a maneira como as pessoas usavam a plataforma, fornecendo a opção de pesquisa. Este modo de pesquisa não foi bem aceite, levantaram-se algumas questões a nível de privacidade. É claro que o utilizador, tem a possibilidade de definir o que quer ou não tornar público. Contudo, a natureza complexa das várias configurações de privacidade do Facebook, fez com que muitos não estivessem tão protegidos quanto gostariam, assim, com o motor de busca muitas informações se tornavam visíveis.

Quando o Facebook introduziu hashtags, o objetivo era tornar tudo mais pesquisável. Mas os usuários não queriam necessariamente isso. Enquanto o Twitter é, em norma uma rede aberta, onde tudo o que twitta é adicionado à conversa global, o Facebook é mais privado, os utilizadores acabam por utilizar mais para discussões privadas, muitas vezes em grupos fechados.

Para além disso, estudos acabaram por revelar que os posts no Facebook sem hashtag superam aqueles com hashtags. O uso de hashtags no Facebook tem zero efeito positivo no alcance. O estudo da EdgeRank Checker mostra que quantos mais hashtags utilizar menos interações tem.

Contudo, se uma hashtag estiver amplamente associada ao tópico, ela pode ajudar a aumentar o alcance no Facebook. E se quiser usar uma hashtag de marca, isso pode ajudar a gerar maior alcance. As regras básicas são:

  • Não use mais do que dois hashtags por post;
  • Faça testes A/B e descubra como é que o seu público reage às hashtags.

Voltando à questão inicial: Usar ou não usar Hashtags no Facebook? Esta funcionalidade não é muito eficiente e até existem estudos que indicam que pode baixar as interações. Contudo, os resultados podem variar, por isso não o aconselhamos a abandonar as hashtags no Facebook. Uma coisa é certa! Não abuse nas hashtags por post, faça os seus testes, experiências e descubra o que funciona melhor para si!

Partilhar:

Comentários(0)

Deixe um Comentário

Siga-nos