Quando chegar ao fim deste artigo, vai saber responder às seguintes questões:

  • O que é SEO para a indústria automóvel e como funciona?

  • Porque deve apostar em SEO para a sua marca automóvel ou concessionário?

 

Antes de mais, o que é SEO marketing para a indústria automóvel?

 

SEO é a sigla em inglês para otimização para motores de pesquisa como o Google ou o Bing. Esta técnica de marketing permite ao seu website estar mais bem posicionado para pesquisas relevantes para o seu negócio.

O SEO adaptado para a indústria automóvel permite tornar o seu website mais visível para pesquisas relacionados com o sector auto.

Por exemplo, considere a pesquisa por “oficina bmw lisboa” na imagem abaixo. Os resultados apresentados são aqueles que o Google considera mais relevantes para a pesquisa feita e podem ser influenciados com técnicas de SEO.

screenshot de pesquisa no google por oficina bmw lisboa

 

Se é dono de uma oficina BMW em Lisboa, de certeza que gostaria de aparecer nestes primeiros resultados, ainda mais porque são totalmente gratuitos.

 

Dados de 2021 sobre o mercado de vendas globais automóvel

 

Primeiro, vamos acrescentar algum contexto sobre a indústria automóvel e os dados mais recentes de mercado:

  • A covid-19 atingiu bastante a procura automóvel a nível mundial, causando uma quebra global de 15% nas vendas de 2020 vs 2019;
  • Pré-pandemia, e para o ano de 2020 as projeções de vendas globais estimavam 80 milhões de veículo vendidos;
  • O resultado de 2020 vs previsão foi de 20% abaixo (63,8 milhões de veículos usados);
  • A Europa foi uma das regiões mundiais mais atingidas, com as vendas de automóveis a diminuir em cerca de 25% em 2020 vs 2019;
  • Neste momento (2021) já se observa uma tendência positiva de crescimento e a previsão é que as vendas globais aumentem em +9% vs 2020, para perto dos 70 milhões de veículos vendidos;

 

vendas globais de carros entre 2010 e 2021

Para 2021, já se nota um crescimento face aos números terríveis de 2020 e o futuro parece bastante mais brilhante.

 

A forma como consumidores se comportam alterou profundamente – o futuro da compra automóvel é online!

 

Com o Covid-19 em força desde o 1º trimestre de 2019, assistiu-se a uma corrida ao digital e o mundo automóvel não foi uma exceção.

Muitas concessionárias auto em Portugal fecharam as portas das lojas físicas e focaram-se bastante mais na sua presença digital.

Na realidade, isto faz todo o sentido, porque de acordo com a Google, +90% dos consumidores fazem pesquisa online antes da compra de um automóvel.

 

Uma componente muito importante desse padrão de pesquisa online, são as pesquisas directas em motores de busca como o Google ou o Bing. Porquê?

 

Porque quando um utilizador faz uma pesquisa no Google e especialmente pesquisas associadas a marca ou produto, como o modelo ou um determinado tipo de viatura, isso significa que esse consumidor já está numa fase de decisão, i.e. mais perto de fazer uma compra.

 

Car GIF - Find & Share on GIPHY

 

É por causa deste padrão de utilização que o SEO para a indústria automóvel é tão valioso!

 

Aposta em SEO permite-lhe aparecer para as pesquisas com maior intenção de compra e tudo isto, sem pagarmos por anúncios!!

 

Quem faz pesquisas por exemplo “comprar BMW M5” (ups… é um sonho meu)  ou “comprar carros usados” está a dizer-nos de forma muito clara qual é a sua intenção.

 

De certeza que já viu muitas marcas automóveis e concessionárias a fazer anúncios pagos para aparecer quando essas pesquisas são feitas, mas com técnicas de SEO é possível receber esse tráfego sem pagar anúncios.

 

 

As pesquisas auto podem ser desencadeadas por diversos fatores

 

Então, o que faz alguém pesquisar no Google?

As pesquisas por carros costumam estar relacionadas com gatilhos. Esses gatilhos ou eventos, podem ser vários, mas destacamos alguns dos mais relevantes:

  • publicidade “boca a boca”, em que um amigo ou conhecido diz muito bem de determinada marca e modelo de carro;
  • publicidade offline, como um cartaz publicitário, uma reportagem num programa de televisão, um anúncio impresso numa revista especializada ou a presença numa feira automóvel;
  • publicidade online, como um vídeo no Youtube ou no Instagram, ou um banner (display) num blog de reviews sobre carros;
  • necessidade do consumidor, que ao ver crescer a família pode simplesmente pesquisar por um “suv de 7 lugares”;

 

Importa reter que em muitos casos, o proprietário de um carro não está propriamente motivado para comprar um novo carro até que seja “incentivado” a fazê-lo.

 

Isto pode acontecer devido a publicidade, ou um evento na sua vida, como o nascimento de uma criança, a mudança de casa, de emprego ou o facto de o vizinho ter comprado um carro novo 🙂

 

Seja por que motivo for, é muito importante aparecer exactamente nesses momentos em que esse potencial cliente recorre ao Google ou ao Youtube para pesquisar preços, características, vídeos, fichas de informação, consumos e outros temas relevantes relacionados com os automóveis que mais lhe despertaram o interesse.

 

O SEO faz exatamente isso, tanto para o seu website, como até mesmo para imagens e para vídeos. Mas será que todo o SEO é bom? Não!

O próprio Google alerta para práticas que devem ser evitadas. Ou seja:

 

Deixe o SEO Automóvel para os especialistas

É muito importante aplicar as técnicas SEO apoiados em conhecimento e experiência e não há nada pior do que tentar melhorar o posicionamento de um website, simplesmente para ter uma penalização e vê-lo desaparecer completamente dos resultados de pesquisa…

Uma estratégia de SEO “White-Hat” (chapéu branco, ou seja, totalmente legítima e de acordo com as guidelines da Google) utiliza as várias técnicas SEO permitidas pela Google e tem como objetivo principal gerar resultados e oportunidades de negócio sustentados e de longo prazo.

 

São muitos os factores relevantes para o SEO

A classificação de uma determinada página do seu site (sim, o Google posiciona páginas e não sites) é determinada por fatores rigorosos identificados pela Google, que incluem segurança e acessibilidade, comportamento do website, velocidade, qualidade e relevância de links de outros websites para seu website e muitos outros..

A Google desenvolveu algoritmos matemáticos avançados para ponderar vários fatores internos e externos às páginas do seu website e assim, avaliar em que posição as deve apresentar para cada pesquisa.

O nosso trabalho especializado de SEO, foca-se exatamente nisso:

Avaliamos esses fatores vs médias de mercado e concorrência e focamo-nos na melhoria dos pontos mais críticos para que os seus resultados orgânicos melhorem!

Agora que já conhece alguns dos mistérios do SEO, deixamos-lhe um alerta:

 

O SEO deve fazer parte de uma estratégia de marketing automóvel 360

 

Até agora, temos falado muito sobre SEO, mas sozinho, o SEO pode não ser suficiente para um plano de marketing completo.

Na realidade, o marketing digital automóvel é muito mais do que apenas SEO. Além disso, uma estratégia digital 360, com outras ações de marketing alinhadas entre si vai ser muito mais benéfica, além de ajudar direta ou indiretamente o seu SEO.

Como?

Existem vários outros canais e plataformas que apresentam conteúdo relacionado relevante para o sector automóve, atraem o consumidor e no geral, fomentam ainda mais pesquisa online:

  • Feiras e eventos,
  • Outdoors publicitários,
  • Anúncios em revistas da especialidade,
  • Anúncios na televisão,
  • Anúncios na rádio,
  • Banners (imagens publicitárias) em blogs e sites especializados,
  • Comunicação através do envio de newsletters,
  • Envio de mensagens de SMS,
  • Envio de publicidade direta por correio.

 

Muitos (se não todos) destes formatos de publicidade ajudam a marca a permanecer na mente do consumidor e incentivam-no a fazer pesquisas online, seja pela sua marca, o produto ou o serviço que vende.

 

Se a popularidade e o sucesso do seu negócio o acompanharam nos últimos anos, certamente que já faz uma parte destas ações de marketing há vários anos e como tudo na vida, pelo que o esforço de digitalização do seu negócio será menor.

 

Uma coisa é certa: os seus clientes e os seus concorrentes estão todos online e cada vez é maior e mais especializada as suas necessidades.

 

Está na altura de melhorar a sua visibilidade online e nada melhor que começar com técnicas de SEO direcionadas para marketing automóvel que lhe permitem resultados sustentados e melhor ainda, sem pagar por anúncios!

 

Quer saber mais? Fale connosco 😊

 

Fontes:

Statista

ThinkwithGoogle

Developers Google

 

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