O que é o SEO para advogados e escritórios de advocacia?

 

O SEO para advogados significa utilizar ferramentas e métodos que vão melhorar a visibilidade do seu website nos principais motores de pesquisa, com destaque para a visibilidade nos rankings do Google devido à sua predominância mundial.

Explicando de forma simples:

Quando um utilizador pesquisa por palavras-chave pelas quais um advogado quer aparecer (por exemplo: “advogado trabalhista lisboa”), uma boa estratégia de SEO vai permitir que mais utilizadores o encontrem.

O Google utiliza vários factores misturados para apresentar a melhor resposta possível à pergunta “advogado trabalhista lisboa” e a otimização SEO foca-se em melhorar esses factores, para que uma página específica do seu website seja uma das respostas apresentadas.

 

Facebook Things GIF - Find & Share on GIPHY

O Google a responder a perguntas sobre advogados…

 

Porquê utilizar o SEO como estratégia de marketing para advogados?

A realidade é que existem vários métodos de marketing tradicional a que uma firma de advogados pode recorrer. Não vamos discutir aqui a sua validade e/ou rentabilidade.

Aquilo que é evidente, é que o marketing digital permite às empresas de advogados cortar custos de marketing (porque é mais transparente com relação aos resultados) e aumentar a sua visibilidade no mercado online (em especial por permitir classificar-se nos primeiros resultados para as  pesquisa de palavras-chave mais relevantes).

Outra grande vantagem do SEO é que o posicionamento orgânico é gratuito, i.e. não paga nada ao Google para aparecer.

Isto significa que como empresa, não vai depender dos anúncios pagos para aparecer nessas pesquisas relevantes para os seus serviços de advogado.

Outro ponto importante é que o tráfego orgânico vindo de pesquisa é a maior fatia (53%) do total de visitas de um website e essa importância está a aumentar,  de acordo com a Brightedge, pelo que é sempre uma boa estratégia focar-se no canal que mais clientes potenciais lhe pode trazer.

 

53% das visitas a um site vem de pesquisa

 

Como resultado, qualquer empresa que queira melhorar o marketing na Internet deve melhorar sua classificação em mecanismos de busca orgânica.

 

Fazer SEO para Advogados vai diferenciá-lo da concorrência!

À medida que a população continua a crescer, a necessidade de serviços profissionais de advogados continuará a crescer, seja para advogados de direito de trabalho, comercial ou família.

Devido a isso, é cada vez mais comum a aposta na otimização dos sites de advogados para o Google e muitos advogados simplesmente terceirizam esse serviço para empresas externas porque não tem nem o tempo, nem a técnica necessária para o fazer.

Cada vez mais, o SEO é uma metodologia avançada que leva em conta centenas de factores para posicionamento, mas feito de forma profissional e perita, esta otimização pode ter e têm um impacto fantástico na visibilidade online do seu gabinete de advogados.

Mas atenção, existem para aí muitos SEO’s que prometem tudo e geralmente por muito pouco…por isso:

 

 

Quais os cuidados a ter com serviços de SEO “manhosos”

Como em praticamente todas as profissões, também existem alguns profissionais jurídicos que preferem optar pela suposta “via mais rápida” e consideram contratar profissionais seo com um histórico de atividades antiéticas, para tentar aumentar o posicionamento dos seus sites.

Estes supostos “especialistas de SEO black-hat”, são na realidade spammers e muitas das suas técnicas são abertamente banidas pelo Google, ou então, estão no limiar do comportamento ético.

 

Citando directamente das directrizes do Google:

“Práticas que violam nossas diretrizes podem resultar em um ajuste negativo da presença do seu site no Google ou até mesmo na remoção do site do índice.”

 

PS: a imagem abaixo é basicamente o que vai acontecer ao seu site com este tipo de “serviços de seo”…

Nuclear Explosion GIF - Find & Share on GIPHY

 

 

Saiba reconhecer e contratar serviços legítimos de SEO para Advogados

Para combater esse mercado desonesto, escolha um especialista SEO legítimo e experiente. Como pode reconhecer um SEO legítimo?

Siga as nossas recomendações abaixo:

  • Um prestador de serviços SEO legítimo, aliás qualquer prestador de serviços, sempre passa recibos do seu trabalho – este pode ser um ponto incomum, mas ficariam surpresos com a quantidade de vezes que já vimos acontecer a clientes nossos;
  • Nunca promete o 1º lugar a nenhum cliente – esta também é fácil de perceber porquê…os rankings são dinámicos e os algoritmos estão em constantes mudanças. Além disso, os seus concorrentes que antes não apostavam em SEO, podem passar a apostar e isso vai implicar alterações nos resultados orgânicos.
  • Nunca sugere que “para melhorar resultados SEO” o seu site deve ter um link de volta para outro site, seja do prestador de serviços SEO, ou qualquer outro site.
  • Um prestador de serviços SEO ético, não propõe o envolvimento do cliente em esquemas de links, seja pela compra ou troca de links, ou por criar uma rede de websites com o propósito único de linkar de volta para o site principal.
  • Deve sempre existir um contrato de prestação de serviços SEO, com indicação clara de:
    • Métricas / KPIs SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, repetíveis e enquadradas num determinado prazo) para os resultados a alcançar,
    • palavras-chave  a serem trabalhadas,
    • ferramentas a utilizar,
    • periodicidade dos relatórios (por norma, mensais),
    • periodicidade das reuniões presenciais ou via video-conferência,
    • os mercados (regiões) a impactar,
    • os idiomas a impactar (por exemplo, pesquisas em PT-BR no Google.com,
    • o prazo acordado para a obtenção de resultados tem de ser muito claro e devem existir indicações expressas do que acontecerá caso esses resultados não sejam atingidos

Exemplo de um objetivo SMART para um cliente de SEO de advocacia:

“Atingir o TOP 3 dos resultados de pesquisa orgânica, em até 12 meses da data de início do projeto SEO, para pesquisas pela palavra-chave advogados em Lisboa, quando a mesma é feita tanto em dispositivos mobile como desktop, em Google.pt, com idioma selecionado PT-PT”

 

DICA SEO PRO:

Antes mesmo de contratar uma agência especializada em SEO, pode utilizar algumas ferramentas gratuitas de análise SEO e assim ficará já com uma ideia de alguns dos pontos  mais impactantes a serem melhorados.

 

 

O SEO para advogados é mesmo mesmo necessário?

Sim! E para explicar melhor, vamos usar uma metáfora:

Imagine que tem vários pequenos sacos com moedas e notas em sua casa. Que preparou esses pequenos sacos com todo o cuidado e até fez uns lacinhos muito bonitos.

O seu objetivo é oferecer esses pequenos sacos às pessoas mais necessitadas na sua região. Apesar de ter essa inteção nobre, se não disser a ninguém que tem lá em casa esses saquinhos para oferta, a probabilidade de nunca chegar a oferecer um saquinho desses é muito elevada.

Porquê? Porque ninguém sabe que tem esses saquinhos de dinheiro para oferecer…

saco de dinheiro euros

 

O mesmo acontece com os seus serviços!

Pode até ser o melhor advogado do mundo. Pode ter a taxa de sucesso mais elevada em Portugal.

Mas se ninguém o encontrar, ninguém se poderá beneficiar da sua especialização.

E sim, pode ser um advogado muito famoso, ou alguém prestes a iniciar a sua actividade. Ainda assim, é~muito importante dar-se a conhecer a quem procura o que tem para oferecer.

 

É para isto que o SEO serve: para dar maior exposição aos seus serviços de advogado.

 

Partilhar:
Partilhar

Comentários(0)

Deixe um Comentário