HomeCuriosidades Marketing DigitalSociedade em Rede um Parque Infantil para Hackers

Sociedade em Rede um Parque Infantil para Hackers

SMARTBLOG

 

 

Ricardo Pascoal – Web Developer Júnior

 

 

 

Ligações sem Limites exigem Segurança nunca antes vista.

Atualmente, vivemos num período em que praticamente tudo o que nos rodeia eletronicamente está ligado entre si.

Produtos fabricados para serem estáticos estão a tornar-se dinâmicos e cada uma das ligações que existe entre aparelhos é potencialmente vulnerável a ameaças cibernéticas. A segurança nem sempre é considerada útil colocando, desta forma, todas as “peças do puzzle” em risco.

Quando passeamos pelas ruas da cidade encontramos candeeiros que acendem sozinhos, enquanto esperamos pelo autocarro recebemos uma notificação no telemóvel a informar quanto tempo falta para este chegar. Basicamente, toda esta informação é enviada através de uma rede.

Quando estamos parados nos semáforos são transmitidos dados ao semáforo para ficarem verdes. Chegamos ao escritório, e encontramos computadores ligados à Internet, fotocopiadoras, sistemas de CCTV, alarmes contra roubo e até elevadores. Já para não falar nas casas modernas com consolas, frigoríficos, ou seja, toda a domótica da casa está ligada entre si.

Hoje em dia, a sociedade tornou-se num “parque infantil” para “hackers”. Tudo está ligado, o que significa que tudo está vulnerável. Uma falha, ataque ou qualquer coisa que afete a rede pode prejudicar e danificar física ou materialmente. Por exemplo, atacar uma rede de semáforos pode provocar um cenário caótico numa cidade e, até mesmo, colocar em risco a vida de muitas pessoas.

Daí a importância de otimizarmos a segurança das redes de internet que utilizamos a fim de evitarmos ao máximo todo e qualquer dano para nós, para a nossa empresa e para todos os que nos rodeiam.

No entanto, a segurança cibernética de uma organização não pode ser apenas assegurada pelo departamento de IT ou por uma pessoa em particular, quando existem várias com acesso à rede. Para se ter uma estratégia de segurança eficaz, é necessário que todos os colaboradores estejam cientes dos perigos que existem e das formas como se podem proteger. Além disso, cada empresa deve tentar perceber quais as suas vulnerabilidades e explorá-las antes que outros com intenção de a prejudicar o façam.

Existem diversas ferramentas fundamentais para proteger a sua empresa, desde softwares de antivírus, sistemas de prevenção e deteção de intrusão, gestão de patches e tecnologias de criptografia que permitem proteger a integridade dos dados mesmo que sejam roubados.

Contudo, além de todas as ferramentas que pode utilizar para se proteger ou proteger o seu negócio das ameaças cibernéticas, é importante que todos os colaboradores ou envolvidos na rede estejam conscientes que estes existem e que têm de ser utilizados por todos. Acima de tudo, certifique-se que as pessoas que têm acesso a esses dados são pessoas em que pode confiar seguramente.

Por fim, no caso de pretender contratar uma agência web para criar, gerir e/ou desenvolver o seu website ou o comércio eletrónico, é importante que escolha uma agência certificada e de confiança, visto que vai ter acesso a dados muitos importantes sobre o seu negócio e é necessário garantir a sua segurança.

A Smartlinks é um agência de marketing digital certificada, que assegura sempre a segurança e a proteção dos dados dos seus clientes.

 

Partilhar:

Comentários(0)

Deixe um Comentário

Siga-nos