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Razões para não clicar “Promover Publicação” nas campanhas de Facebook

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Se costuma clicar em “Promover Publicação” sempre que faz uma campanha de Facebook Ads, está a cometer um tremendo erro. Ao falar com uma agência Facebook Ads, vai perceber pela reação de choque de qualquer um dos gestores se lhe disse tal coisa. Ninguém gosta de desperdiçar dinheiro e acreditamos que, para a sua empresa e para si, todo o dinheiro investido tem de ser rentabilizado.

Primeiro, é bom explicar que este botão apareceu para simplificar a vida a todos aqueles que queriam patrocinar as suas publicações ou anunciar no Facebook. Isto é, o gestor de anúncios da plataforma era difícil de entender e só era possível ter anúncios de qualidade se o seu orçamento contemplasse uma agência Facebook Ads para trabalhar consigo.

Ora, os tempos mudaram e o Gestor de Anúncios do Facebook está muito mais simples e intuitivo. Este artigo não vai ensinar a fazer as suas campanhas, mas pretende ser elucidativo sobre o porquê de não gastar mais dinheiro com o “Promover Publicação”. O dinheiro que tem gasto assim, teria um resultado francamente mais positivo nas mãos de uma agência Facebook Ads, sem sombra de dúvida.

É verdade que pode escolher o objetivo de cada campanha e que o Facebook vai automaticamente criar uma estrutura e uma audiência conforme o seu objetivo. Isto parece ser boa ideia, mas não é assim tanto. Acontece que, ao promover desta forma, o Facebook apenas se vai basear nas pessoas que têm interagido com a publicação. As opções de segmentação tornam-se muito limitadas, tirando todo o controlo que deveria poder exercer na estrutura da sua campanha.

Não fique restringido a 3 opções (“Pessoas que gostam da tua página”, “Pessoas que gostam da tua página e os seus amigos” e “Público 1”). É verdade que as opções de segmentação aqui são mais variadas, mas continuam a ser muito curtas. Não fique à espera que uma agência Facebook Ads venha salvar a sua pele e pare imediatamente de gastar o seu dinheiro sem retorno de qualidade.

Por fim, e esperemos que a meio deste nosso artigo já tenha desistido de o fazer, carregar no botão de “Promover” não o deixa controlar o posicionamento dos anúncios, apenas pode escolher ser Feed de Notícias Mobile ou Desktop. O Facebook vai gastar o seu dinheiro da forma que lhe for mais conveniente e onde os cliques forem mais baratos, mesmo que não seja esse o seu objetivo.

A falta de controlo explica-se de forma muito simples. Imagine que está a fazer uma campanha e que quer gastar 50% do orçamento em mobile e a outra metade em desktop. Se clicar “Promover Publicação”, será praticamente impossível atingir este resultado. Como os cliques em mobile tendem a ser mais baratos, pode acontecer que o 90% do seu orçamento seja gasto em mobile. O pior de tudo é que nada disto estará sobre o seu controlo se clicar nesse botão.

Portanto, a conclusão é simples: ou investe numa agência Facebook Ads para começar a fazer as suas primeiras campanhas e a aprender com o processo, ou tenta aprender você a fazer campanhas com o Gestor de Anúncios ou com o Power Editor. Qualquer coisa é melhor que “Promover Publicação”.

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    Publicado em: Facebook  

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