HomeConteúdoDefinição de Personas Para Marketing de Conteúdo

Definição de Personas Para Marketing de Conteúdo

SMARTBLOG

smartlinks

Numa agência marketing de conteúdo a criação de conteúdos requer um enorme empenho em termos de tempo e orçamento. A conceção de bons conteúdos implica um planeamento estratégico de produção de conteúdos. Se está a pensar em produzir conteúdos, saiba que é fundamental ter bons contadores de histórias. Bons conteúdos contam e constroem a história de uma marca.

Não é novidade que as histórias captam a atenção. Ora, não é novidade que, o marketing de conteúdo aquilo que quer é justamente captar a atenção dos consumidores e estabelecer com eles relações fortes. Para produzir grandes histórias, originais e atrativas é indispensável o conhecimento sobre o público. No marketing existem duas formas para conhecer a audiência: definição de público-alvo e personas.

O público-alvo é um segmento obtido através da análise dos critérios demográficos, geográficos, sociais, económicos, psicológicos e comportamentais. Fornece informações gerais sobre o cliente ideal.

A persona é a representação fictícia do seu cliente ideal. Baseada em dados reais dos seus clientes sobre comportamentos, características demográficas, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Tanto o público-alvo como as personas são um método de segmentação de mercado, os dois são importantes em diferentes etapas do marketing.

Como definir personas? As personas surgem essencialmente na era digital do marketing. As marcas passam a interagir diretamente com os consumidores e não podem simplesmente gerir a audiência em termos gerais. Surge a necessidade de conhecer e descrever o perfil das audiências de forma detalhada. Além do que já é abordado pelo público-alvo, na persona a sua equipa de marketing constrói uma personagem:

  • à qual dá um nome e idade, para facilitar a conexão;
  • elabora uma breve história sobre o dia-a-dia da persona;
  • define uma profissão, hábitos de compra, estilo de vida, redes socias favoritas, hobbies, necessidades e questões relacionadas com a marca.

Quais são as vantagens de utilizar personas? A persona torna o alvo real. A sua agência marketing de conteúdo acaba por mergulhar nas características do seu segmento alvo. A definição de personas ajuda a imaginar como a sua audiência é na realidade. Esse conhecimento profundo ajuda a criar conteúdos mais incisivos e relevantes, o que, por sua vez, contribui para a eficácia das histórias contadas pela sua marca.

Através da persona a marca encontra o tom e a linguagem adequada, acaba por produzir mensagens apelativas, que subtilmente envolvem o consumidor no seu enredo. A persona fornece informações e insights únicos, como:

  • linguagem a usar e mensagens a transmitir;
  • em que meios anunciar;
  • quais os conteúdos e em que formatos;
  • em que redes sociais;
  • oportunidades de upsell e cross sell;
  • melhores alturas para anunciar e periodicidade das campanhas.

Defina as personas da sua marca e estará pronto para criar conversas com conteúdo. Não faltará muito, estará a contar a história da sua marca ao nível de uma produção de Hollywood. Aceite o desafio!

Partilhar:

Comentários(0)

Deixe um Comentário

Siga-nos