O que é o Schema?

SMARTBLOG

smartlinks

Gostaria de ver o seu site na primeira página do Google? Sabemos como é importante aparecer em primeiro lugar ou nas primeiras páginas dos motores de pesquisa. Pode alcançar os primeiros lugares de uma forma paga ou orgânica, uma agência de SEO, pode ajudá-lo a alcançar os melhores resultados.

Hoje, apresentamos algumas dicas de como impulsionar o SEO da sua página através dos marcadores Schema.

Primeiro que tudo, o que é o Schema? O Schema é um tipo de microdata que pode ser encontrado em Schema.org, é utilizado para promover esquemas de dados estruturados na internet, páginas de web, mensagens de e-mail, etc. Ou seja, quando este código de microdados é adicionado à sua página, cria uma descrição melhorada da página, por sua vez, o facto do motor de pesquisa identificar facilmente o conteúdo da página, melhora a sua posição nos resultados dos motores de pesquisa, o que faz com que esta apareça nos primeiros lugares.

Existem vários tipos de marcadores Schema (organizações, pessoas, reviews, eventos, artigos, vídeos, produtos, receitas, etc). Para uma melhor compreensão reunimos alguma informação sobre cada marcador:

Organizações –  http://schema.org/Organization
O esquema de página corporativo pode recorrer à utilização de logótipo, link institucional, descrição, contactos, links de redes sociais e esquema de navegação do site. Estes elementos são fundamentais para uma melhor indexação e consequentemente para uma melhor posição no ranking das pesquisas. Vejamos o exemplo da Apple:

Vídeos  –  http://schema.org/VideoObject
Uma página com conteúdo de vídeo incorporado ou hospedado pode aproveitar o esquema de vídeos . O Google, bem como qualquer outro motor de pesquisa, exibe principalmente páginas web com rich snippets de vídeo, especialmente se se tratarem de vídeos YouTube.

Dos resultados de pesquisa “vídeo seo” qual era aquele que escolhia em primeiro lugar? O vídeo em miniatura nos resultados de pesquisa pode potencializar o número de cliques, aconselhamos a testar.

Pessoas – http://schema.org/Person
O esquema de marcação de pessoas pode ser usado para influenciar os resultados no Knowledge Graph sobre um indivíduo. Este esquema é frequentemente utilizado em páginas de figuras públicas, são necessários os seguintes elementos: nome, descrição, imagens e citações. Vejamos o exemplo do Steve Jobs:

Reviews –  http://schema.org/Review
Este tipo de esquema recorre ao rating com as estrelas. No início, praticamente qualquer página poderia obter estrelas de revisão. Então, o Google passou a observar e a controlar as páginas que recebiam estrelas nos seus rich snippets, para garantir a representatividade das páginas com marcação estrela. O facto de, a página ganhar estrelas, pode potencializar o número de cliques, se for o caso, aconselhamos a testar e a seguir as regras do Google para este tipo de marcação.

Eventos –  http://schema.org/Event
O esquema de marcação de eventos pode ser usado em páginas que organizam eventos, festivais, venda de bilhetes, com o intuito de gerar event rich snippets. A adição de esquemas de marcação de eventos facilita a descoberta da página e consequentemente do evento. Para o efeito, promova o nome do evento ou artista, adicione imagem, agenda e utilize outros produtos do Google, como o Google Maps, para facilitar a localização do evento.

Artigos – http://schema.org/Article
A marcação de esquema de páginas de conteúdo editorial: artigos, notícias, blogs, …pode melhorar quando o conteúdo é optimizado através da apresentação de um texto descritivo, título, data da publicação, imagens e vídeos. A utilização destes elementos pode gerar maior número de cliques.

Produtos – http://schema.org/Product
Este é o tipo de esquema vantajoso em páginas de e-commerce. Propriedades requeridas: nome do produto, preço, classificação e imagem. Estes elementos influenciam directamente o ranking da página nos resultados de pesquisa, recomendamos a sua utilização.

Receitas – http://schema.org/Recipe
Nome, descrição, tempo de preparação, avaliação, imagem ou carrossel de imagens, são exemplos que ajudam a estruturar os dados e a posicionar a página de receitas nos resultados dos motores de pesquisa. Sugerimos a sua utilização.

Talvez por uma questão de desconhecimento, apenas uma pequena percentagem de páginas utiliza o Schema. Antecipe-se e melhore a posição da sua página, não perca nem mais um clique! Consulte uma agência de SEO e optimize os seus dados vs resultados.

Partilhar:

Comentários(0)

Deixe um Comentário

Siga-nos