HomeSEO – Search Engine OptimizationAs 8 Melhores Extensões para Analisar um Website

As 8 Melhores Extensões para Analisar um Website

SMARTBLOG

smartlinks

Uma agência de SEO recorre frequentemente à utilização de ferramentas de análise e gestão de websites. São instrumentos imprescindíveis para manter a boa performance de qualquer website.

Partilhamos consigo as 8 melhores ferramentas para analisar um website:

1.Google Analytics
Tinha que estar no topo da lista. Esta ferramenta permite extrair informação estatística do website, nomeadamente: números de visitantes diários, número de visitantes por página, perfil dos visitantes, de onde é que vêm, qual é o tráfego de referência e duração da visita. Num nível mais avançado é possível criar funis de comportamento, criação de eventos, análise de conversões, testes A/B, entre outras informações que após analisadas e cruzadas são determinantes para chegar a conclusões.

2.Hotjar
Esta ferramenta é simplesmente genial e adorada por qualquer marketeer. Disponibiliza heatmaps, gravações periódicas de visitas, funis de comportamento, entre outras funcionalidades que permitem extrair dados qualitativos e quantitativos sobre os visitantes e suas ações num website. O hotjar mostra a trajetória dos visitantes no seu site, as áreas mais clicadas, os pontos a corrigir, onde colocar botões estratégicos call-to-action, etc. Reúne um conjunto de informações essenciais para melhorar a experiência de navegação do website.

3.Google Search Console SEO
Tal como o nome indica, é uma consola de pesquisa, permite medir, melhorar o SEO e saber a origem do tráfego. Como? Analisando as keywords de referência e os links que estão a enviar tráfego para o site.

4. Ahrefs SEO
Enquanto o Search Console permite uma análise interna do SEO do site, o Ahrefs permite uma análise externa. Com esta ferramenta pode perceber o estado do SEO dos sites da concorrência, assim como a posição relativa ao seu site. Esta ferramenta analisa diariamente milhões de links, particularidade que confere legitimidade aos resultados calculados relativamente às posições dos rankings. As informações presentes nesta ferramenta consideram-se essenciais para um bom trabalho a nível de SEO.

5. SimilarWeb
Ora aqui está um instrumento incrivelmente útil, através do qual é possível medir: o ranking mundial, nacional e de categoria do site, número de visitas, visualizações de páginas por visita, duração média da visita, origem do tráfego por país ou por canal, keywords que geraram tráfego, detalhes do tráfego gerado pelas redes sociais, interesses dos seus visitantes. E o melhor: é que esta ferramenta também compara estes dados com os dados dos sites concorrentes que selecionar.

6.Screaming Frog SEO Spider
Disponibiliza um relatório onde é possível ver URLs bem ou mal construídos, meta descriptions, todos os H1, H2, bem como páginas que podem ter erros 404, 500 e outros. É extremamente útil para fazer uma revisão ao site, identificar pontos de melhoria e corrigir erros.

7.Website Auditor
É uma ferramenta valiosa, analisa o website em termos globais e identifica as áreas cujo desempenho é ineficiente por forma a corrigi-las. Apresenta igualmente a solução para os problemas, explicando cada uma delas.

8. Google PageSpeed Insights
Fornece informações sobre o desempenho do site e propõe as correções a serem implementadas para melhorar o seu desempenho.

Ansioso por testar cada uma destas ferramentas? A eficácia destas ferramentas aliadas ao seu conhecimento são uma excelente forma de melhorar a performance do seu website. Boa sorte! Se precisar de ajuda, pode sempre contar com a colaboração de uma agência de SEO.

Partilhar:

Comentários(0)

Deixe um Comentário

Siga-nos