HomeConteúdoAs Marcas Devem Apostar num Blog?

As Marcas Devem Apostar num Blog?

SMARTBLOG

Uma agência marketing de conteúdo tem como objetivo criar conteúdo relevante para criar interação entre as marcas e os consumidores. Um blog é, no meio digital, uma das melhores formas de criar essa interação e partilhar o conteúdo diretamente com o público. Além disso é um canal muito simples e intuitivo de usar.

Muitas plataformas de blogs, como por exemplo o WordPress, são user friendly e não requerem habilidades muito avançadas, fator determinante para ser uma das ferramentas mais usadas em agência marketing de conteúdo para construir o blog das marcas.

Respondendo ao título deste artigo, uma marca ou empresa deve criar um blog, mas os motivos podem não ser exatamente aqueles que está à espera. Numa realidade em que o conteúdo é rei, tudo o que possa produzir conteúdo relevante é aconselhado em agência marketing de conteúdo, no entanto, o que está subjacente a esse conselho é a identidade.

Uma marca deve associar-se a um sentimento, deve passar emoções aos seus consumidores. Não venda viagens, venda aventuras. Não venda café, venda energia. Ao criar um blog e colocar nele conteúdo compatível com a identidade da marca haverá uma história a ser contada pela mesma e, automaticamente, define um posicionamento. Storytelling não é só uma expressão usada entre colegas numa agência marketing de conteúdo para impressionar os “outsiders”, é uma estratégia mesmo muito importante para posicionar a marca e transmitir sentimentos para a sua comunidade.

Para além deste importante fator, um blog é o centro dos conteúdos, redes sociais, newsletter e, idealmente, está interligado com o website. O objetivo é que o consumidor se mantenha tão envolvido com os conteúdos da marca que acaba por incorporar as ideias do artigo ou tornar-se numa conversão, se for esse o objetivo. Num estudo feito pela HubSpot é demonstrado que 60% das empresas adquirem mais clientes através dos seus blogs, daí ser uma recomendação natural de uma agência marketing de conteúdo.

Não basta apenas criar um blog com alguns conteúdos. É necessário alimentá-lo, estimá-lo e cuidar dele como se fosse uma plantinha que queremos ver crescer e dar frutos. Introduzir posts e conteúdos interessantes, responder aos comentários de forma consistente e coerente com a mensagem da marca são atitudes que podem determinar o sucesso do blog.

Quando se fala em blog numa agência marketing de conteúdo, presume-se alguma despersonalização, conteúdos tratados de forma estratégica de forma a vender mais e produzir melhores resultados.

Na verdade, o grande segredo de ser uma aposta comum em agência marketing de conteúdo é a utilização de conteúdos leves e lúdicos que possam, como referido anteriormente, mexer com os sentimentos muito mais que com a racionalidade do consumidor. O que não significa descurar a estratégia, antes pelo contrário, a mesma deve ser incorporada com o storytelling.

Resumindo, um blog é uma ótima forma de contar a história da marca e, contá-la, é uma ótima forma de criar ligação dos consumidores com a mesma.

Partilhar:
    Publicado em: Conteúdo  

Comentários(0)

Deixe um Comentário

Siga-nos