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Como ter um perfil Campeão de LinkedIn

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Marta Sousa Rêgo – Digital Marketing & Social Media Manager

 

 

O que é um Perfil Campeão no LinkedIn e para que serve?

Um Perfil Campeão é a primeira posição no ranking de perfis que pode ter na maior rede profissional do mundo. Ser “Campeão” garante-lhe que está bem posicionado para aparecer sempre nos resultados de pesquisa, sejam oportunidades de trabalho, parcerias ou promoção da sua empresa.

No fundo, funciona como SEO dentro do próprio LinkedIn – colocando as palavras chave, imagens cativantes e preenchendo todos os campos corretamente – posicionado-se no topo da concorrência.

Em 7 passos simples verá que o seu perfil a tornar-se mais competitivo.

Como Posso Tornar o meu Perfil Campeão?

1 – Informação Básica

Comecemos pelos básicos, preencha a informação essencial como o seu nome e apelido, a sua profissão e empresa, bem como o local onde desenvolve negócios e o link para a página da sua empresa e contacto. As pessoas têm de saber quem é e como podem contactá-lo.

2 – Fotografia Profissional

Na fotografia de perfil terá uma boa oportunidade para apresentar a sua imagem profissional,  competência e simpatia. Se quiser elevá-la ao próximo nível – distinguindo-se da multidão – faça da fotografia uma fiel representação do seu eu profissional contemplando a sua marca pessoal, por exemplo: use vestuário apropriado, adopte uma postura de confiança mas descontraída ou até aproveite um momento de destaque da sua carreira (por exemplo, uma palestra dada, ou algum prémio que tenha recebido).

3 – Sumário

Talvez uma das maiores oportunidades promotoras de networking. Reflicta sobre o que quer dizer, e use esta ‘tela em branco’ tendo em mente os seguintes pontos, escrevendo na primeira pessoa:

  • O que faz
  • As suas competências
  • Área de especialidade

Torne esta informação de fácil leitura e organize-a por tópicos. Porque não usar emojis? É uma maneira dar vida aos bullet-points e ajudar o leitor captar a informação essencial.

Não se esqueça de integrar, de maneira mais natural possível, palavras-chaves relacionadas com o seu negócio, impulsionando visitas ao seu perfil.

4 – Preencha Informação de Background

O próximo passo será preencher o máximo que conseguir com experiências que considere relevantes. Estas podem ser experiências profissionais, percurso académico ou voluntariado. Diferencie-se falando das suas conquistas (publicações, certificados, patentes, cursos, projectos, prémios, resultados de testes, línguas e organizações em que esteve envolvido). É uma boa maneira de dar uso a trabalhos que já tenha desenvolvido

5 – Não fale só, mostre.

Utilize imagens e vídeos para demonstrar o trabalho feito por si em determinado trabalho ou projecto. Pode anexar diferentes media (fotografias, documentos, certificados, etc) a cada experiência. Vai evidenciar o que consegue fazer – juntando ao seu percurso profissional uma espécie de portefólio integrado, mesmo que não seja essa a norma na sua indústria. Além de ser uma óptima maneira de demonstrar o que fez (e mais engaging), as imagens incentivam os outros a interagirem consigo – gerando oportunidades que se não fossem visíveis, talvez não existissem.

6 – Torne-se uma Autoridade no seu meio

Se não esteve a dormir debaixo de uma pedra, já sabe que o marketing de influencers é uma das grandes apostas do momento. O LinkedIn é a maneira perfeita para se envolver, promover, e partilhar um pouco do seu mundo, sem comprometer a sua privacidade.

Capitalize a sua expertise e escreva regularmente (artigos, posts, etc) partilhando novidades e insights sobre a sua indústria.

Porque não estudar os líderes da sua indústria, e os próprios influencers do LinkedIn (um grupo exclusivo de 500 membros escolhidos a dedo pela plataforma) para estudar as melhores práticas e tendências.

7 – Participe na comunidade

Não fique apenas pelo seu perfil, explore a plataforma e participe nas actividades geradas pelas suas conexões e seja parte da conversa. Partilhe a sua opinião, e crie valor para os outros membros ajudando sempre que possível – seja a fazer introduções, ou a dar a sua opinião sobre determinado assunto.

Aproveite este conteúdo e partilhe a sua opinião no linkedIn e noutras plataformas. Comece já hoje a trabalhar na sua marca pessoal, acredite que vai gostar de ter começado mais cedo.

O ideal é confiar a sua reputação online a uma Agência de Redes Sociais, que actua como parceiro desenvolvendo diariamente ORM (Online Reputation Management) e que o pode ajudar a gerir a sua reputação da melhor forma, prevalecendo os resultados que mostram as conquistas das suas empresas e atenuando os resultados menos positivos.

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