HomeTendências Marketing DigitalComo Funciona o Growth Hacking

Como Funciona o Growth Hacking

SMARTBLOG

O Growth Hacking é um termo relativamente recente e uma tendência que ganha cada vez mais força em qualquer agência de marketing digital ou de comunicação. Desvendando o estrangeirismo, Growth Hacking é entendido como o marketing orientado para a experiência, onde se tenta encontrar as oportunidades e criar estratégias muito específicas para atingir resultados rápidos para o crescimento da empresa.

Não se deixem enganar. O Growth Hacking não é uma solução milagrosa nem é assim tão simples como possa parecer. Este termo foi popularizado por Sean Ellis para descrever o que tinha conseguido nas diferentes empresas pelas quais passou. Hoje., e graças aos resultados e ao crescimento que provocou nas várias start-ups, não foi difícil que qualquer agência de marketing digital quisesse saber como funcionava o Growth Hacking.

O Growth Hacking é a habilidade para encontrar o rastilho que pode criar o crescimento exponencial do negócio e saber criar as estratégias mais eficazes para dinamizar esse rastilho. Numa agência de marketing digital, onde as práticas de análise extensiva de um negócio é praticada diariamente, pode ser mais fácil encontrar o rastilho, mas só com uma grande perspicácia é que se consegue explorar os rastilhos.

Foi isso que Sean Ellis fez, mas ao perceber que as estratégias não tinham continuidade, surgiu a necessidade de formar pessoas para continuar a implementar a inovação por ele implementada. Assim surge a figura do Growth Hacker que exige um grande conhecimento técnico e conceitual sobre marketing, completando com o alto nível de entendimento sobre processos, metodologias de experiências, tecnologia e psicologia do consumidor. É necessário perceber o comportamento das pessoas durante a sua jornada de compra e as motivações que surgem.

Este último ponto destacado faz parte do dia-a-dia de uma agência de marketing digital que procura otimizar as campanhas digitais dos seus clientes ou aumentar o volume de vendas do seu negócio. A verdade é que o sonho de qualquer agência de comunicação ou agência de marketing digital ou mais tradicional, o sonho é conseguir prometer resultados rápidos para o cliente. O Growth Hacking pode ser a solução, mas é um tema que não é de fácil alcance, e não deve ser encarado como tal. É um trabalho muito árduo e só ao alcance de muito poucos, mas, com o crescimento das estratégias e das práticas de Growth Hacking, será possível conhecer um pouco mais desta área de atuação.

Partilhar:

Comentários(0)

Deixe um Comentário

Siga-nos