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Como construir backlinks através da social media

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Marta Sousa Rêgo – Digital Marketing & Social Media Manager

 

 

Como construir backlinks através da social media

O SEO é uma área de mudança constante. Como agência SEO estamos em cima do acontecimento, podemos afirmar que as redes sociais são uma excelente forma de consolidar a sua estratégia de link building e, consequentemente o ranking de SEO.

Uma pesquisa realizada pela SEMrush menciona os backlinks como um dos principais fatores para alavancar o ranking de SEO.

Dantes a forte aposta era o link building de sites, agora a tendência é otimizar a sua estratégia de link building através das redes sociais. Quer melhorar o seu SEO e subir a sua posição nos motores de pesquisa? Aposte numa estratégia de backlinks através das redes sociais, garantimos que vale a pena!

Como construir backlinks através de social media? Seguem algumas dicas:

1º Crie conteúdos que merecem backlinks
Crie conteúdos com qualidade, úteis e relevantes para os seus seguidores, merecedores de referenciação e de partilha. Aponte para páginas e seja referenciado por essas páginas, aumente o tráfego e o número de visitas, quantas mais páginas apontarem para a sua e quanto maior for a sua difusão nas redes sociais, melhor! Os motores de pesquisa vão considerá-lo um especialista, melhorando a sua posição no ranking de pesquisas e consequentemente a sua visibilidade.

2º Seja visualmente atrativo
Aumente as chances de partilha e de obter backlinks. Sugerimos que “use e abuse” de imagens, diagramas, vídeos, podcasts e conteúdo partilhável. Conteúdos visuais facilmente atraem e tornam o conteúdo mais apelativo à partilha.

3º Seja merecedor de boas críticas
Boas críticas nas redes socias são uma excelente forma se somar pontos, geram confiança, melhoram a credibilidade e aumentam o engagement. Para obter avaliações positivas, entre em contacto com os seus clientes após uma compra e solicite uma review. Seja rápido e proactivo na resolução de avaliações menos positivas, oferecendo algo em troca por exemplo.

4º Acompanhe os seus seguidores
Acompanhe os seus seguidores, especialmente aqueles que o referenciam nas redes sociais e partilham os seus links. Promova eventos, concursos, interaja com eles e construa uma relação forte, atrás destes seguidores vêm mais e com um perfil semelhante.

5º Mencione e seja mencionado
Identifique influenciadores e marcas relevantes, utilize-os na sua estratégia de link building. Ao mencionar esse influenciador ou marca, facilmente se vincula a ele e facilmente será mencionado. Se um líder de opinião ou uma marca partilhar o seu conteúdo, a sua exposição será maior, aumentando a oportunidade de obter backlinks de qualidade.

6º Solicite a partilha de links
Descobrir quem o menciona nas redes sociais pode ser uma oportunidade para gerar backlinks. Entre em contato com o autor da menção e peça a partilha de mais links, se já o mencionou uma vez, é provável que o volte a fazer. Sugerimos que utilize a ferramenta Brand Monitoring da SEMrush para descobrir menções.

7º Invista em publicidade paga
Uma forma rápida para ganhar exposição e partilha de links em pouco tempo é através da publicidade paga em redes sociais. FacebookAds, InstagramAds, YouTubeAds são excelentes ferramentas de publicidade paga, com a vantagem de poder segmentar as suas campanhas.

Dicas úteis?

Se pretende aumentar a sua visibilidade crie links de forma ativa. As redes sociais são naturalmente uma fonte de partilha de links e menções, utilize-as na sua estratégia de backlinks. É o conselho de uma agência de SEO!

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