HomeWeb Design5 Motivos Para Ter Um Web Design Responsive

5 Motivos Para Ter Um Web Design Responsive

SMARTBLOG

Sabia que existe um nome científico para dar às pessoas que têm medo de não saber onde está o telemóvel? Chama-se nomofobia e nasceu da constante necessidade que o consumidor tem de estar atualizado. Aliás, estatísticas apontam para que o tráfego de internet seja cada vez mais mobile e menos através de um computador fixo. É urgente adaptar os sites ao novo contexto do consumidor e qualquer agência criação de sites conhece o significado desta nova realidade, por isso, o seu trabalho está cada vez mais direcionado para a adaptabilidade dos websites. A maneira mais eficaz de fazer isso é usar um web design responsive. Mas o que significa isto?  Qual é a grande diferença entre estes sites e os outros?

O que é um Web Design Responsive?

Em primeiro lugar, importa distinguir o que é mais evidente para uma agência criação de sites: um site com web design responsive não é a mesma coisa que um site mobile friendly. Um site mobile friendly é um site que pode ser visto em telemóvel sem sofrer grande dificuldade. Um site com web design responsive é muito mais do que isso, é um site que se adapta à tela de qualquer dispositivo sem perder rapidez e qualidade. Se é evidente que existe uma mudança no comportamento do consumidor, é evidente que deve também existir uma mudança na forma como a comunicação lhes é feita. É esse o motivo principal para uma agência criação de sites, que esteja atenta às tendências, estar a privilegiar os sites com web design responsive como primeira opção. Mas não é só a mudança de comportamento do consumidor que impõe a criação de sites com design web responsive. Abaixo pode ver os principais motivos para, quer seja agencia criação de sites, quer não, começar a adoptar este novo modelo.

Menor custo de Manutenção

Comecemos pelo que é mais importante, para si ou para uma agência criação de sites, o bolso! Criar um site responsivo implica não ter que fazer duas versões do site, uma para mobile e outra para desktop. Por isso, o custo de manutenção será mais reduzido, tendo em conta que faz a manutenção de apenas uma estrutura. Apesar de ser relativamente mais caro no início, o custo reduzido de manutenção de dois sites separados aumenta. Além disso, vai poupar, e muito, no tempo que demora a fazer a configuração.

Atingir o público a qualquer altura

Outra grande vantagem do responsive design tem a ver com os momentos na vida do consumidor. Certamente já esteve com amigos depois de uma tarde na praia a tentar cominar um jantar. Quando o fez, tirou o telemóvel para ver o site do restaurante e o mesmo não era nada legível? Muito provavelmente, a resposta para a sua dúvida é simples: o site não estava preparado, nem tinha um web design responsive. Assim, em apenas um clique, decidiu procurar outro restaurante cujo o site fosse de fácil leitura, e é natural que assim seja, tanto para si como para a esmagadora maioria dos consumidores.

Para participar ativamente na vida dos consumidores e poder impactá-los com o nosso negócio, é obrigatório estar adaptado à sua realidade. Além disto, pode “copiar” uma boa prática em agência criação de sites e colocar ofertas personalizadas baseadas em localização para direcionar o tráfego para o seu site.

A user experience é absolutamente incrível!

Este é, de longe, um dos maiores benefícios de ter um site responsivo. Os sites que não têm responsive design, geralmente, distorcem a aparência dos sites em dispositivos móveis.  Os textos são misturados, as imagens não se alinham e os pobres utilizadores não encontram as informações que procuram. Depois desta experiência é raro o utilizador voltar a esse website. Para evitar cenários como este, avalie a qualidade do design do seu site com o mesmo critério que é utilizado por uma agência criação de sites. Os benefícios que isso poderá trazer vão, sem dúvida, compensar o investimento.

Adapta-se facilmente a qualquer tamanho de tela.

Outro benefício de ter um site responsivo, pronto para todos os dispositivos, é a capacidade de adaptação a qualquer tamanho de tela. Seja quem for que tenha decidido ver o site, não vai ter qualquer dificuldade em fazê-lo de forma simples e muito intuitiva.

É preciso pensar mais além…

Os sites com web design responsive têm uma maior probabilidade de se classificar alto nos SERP’s. Ou seja, se o site oferecer uma user experience de qualidade, é muito provável que o tempo de permanência no site seja maior. Isso implica uma maior satisfação e dá uma indicação ao Google que o site preenche requisitos que lhe garantem qualidade.

Em conclusão, com um site com web design responsive pode poupar muito dinheiro, tempo de manutenção e também fazer crescer a clientela. Com ou sem uma agência criação de sites a trabalhar ao seu lado, ter um web design responsive é uma aposta segura.

Partilhar:
    Publicado em: Web Design  

Comentários(0)

Deixe um Comentário

Siga-nos