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As 10 Melhores Ferramentas Gratuitas para Digital Marketers

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Paulo Lino – Account Manager

 

 

 

Se é freelancer ou se tem uma pequena agência de marketing digital, vai ter alguma dificuldade em conseguir suportar os custos de ferramentas pagas que são consideradas essenciais para quem trabalha na área de Digital Marketing.

Apesar de oferecerem as mais variadas soluções e serem consideradas pilares no desenvolvimento das estratégias de marketing, também têm um custo considerável associado, não sendo uma opção viável para quem está a começar a sua carreira de freelancer ou mesmo para pequenas agências que não têm possibilidade de considerar investimentos tão significativos.

Tendo isso em consideração, decidimos compilar uma lista de 10 ferramentas gratuitas como alternativa às pagas, atenção que algumas destas ferramentas têm versão paga, mas consideramos que a versão gratuita mesmo com algumas limitações vs a versão paga, é extremamente útil.

 

 

  • SEO Powersuite > Rank Tracker + Link Assistant + Website Auditor + SEO Spyglass

 

Este pacote de ferramentas é perfeito para gerir qualquer tarefa que possa imaginar relacionada com SEO: executar uma auditoria técnica, optimizar páginas, encontrar palavras-chave e monitorar os seus rankings, rastrear backlinks perigosos e construir mais backlinks de qualidade, com relatórios de SEO e agendamento automático de tarefas. O Rank Tracker permite-lhe encontrar novas palavras-chave e acompanhar os rankings; Link Assistant permite procurar websites e avaliar a respetiva qualidade; o Website Auditor permite fazer uma auditoria técnica ao site e visualizar a estrutura do mesmo; SEO Spyglass ajuda-o a encontrar todos os seus backlinks e fazer uma auditoria para eliminar aqueles que são perigosos para o seu ranking.

 

 

  • Screaming Frog (Software)

 

O Screaming Frog SEO Spider permite-lhe rastrear, analisar e auditar rapidamente o SEO de um site. Pode ser usado para rastrear todo o tipo de websites, onde a verificação manual de cada página poderia ser demasiado demorada e onde há probabilidade de falhar alguns detalhes como um redirecionamento, páginas duplicadas ou imagens com um tamanho superior ao recomendado. A versão gratuita inclui ferramentas que lhe permitem: encontrar links partidos, erros e redirecionamentos, analisar títulos das páginas e meta-dados, descobrir páginas duplicadas, gerar sitemaps em XML e visualizar limite de rastreamento no site. Na versão paga encontra mais funcionalidades como agendamento, integração com o google analytics, apoio técnico, entre outros e o preço é 149£ por ano (164,90€)

 

 

  • Ubersuggest 2.0 (Neil Patel)

 

O Ubersuggest é um óptimo ponto de partida para pesquisa de palavras-chave para as suas campanhas de Google Ads. Tudo o que precisa de fazer é de fornecer à ferramenta um dos principais termos de pesquisa, bem como o idioma e a região que está a segmentar. A ferramenta irá gerar variações da palavras-chave associadas ao termo original, personalizadas pelos seus critérios de segmentação. Para cada uma dessas palavras-chave pode visualizar o SERP (Search Engine Results Pages) para ter uma ideia de quais os anúncios que estão a ser exibidos atualmente para a consulta bem como os dados do Google Trends. Depois de analisar todas as sugestões, selecione aquelas que deseja adicionar à conta e basta copiar diretamente da ferramenta ou exportá-los para um arquivo CSV e fazer o upload para o Google Ads.

 

 

  • SEO Analyser (Neil Patel)

 

Basta introduzir o endereço do site na barra para receber uma auditoria rápida de SEO bastante completa da página. É uma ferramenta fácil de usar e gratuita, robusta e muito informativa disponibilizada pelo Neil Patel, guru do Marketing Digital. É provável que não dispense de outras ferramentas para analisar melhor os problemas e implementar soluções. É no entanto possível ter um panorama geral do estado do seu SEO, e do que precisa ser trabalhado. O ideal é correr o SEO Analyser pelo menos uma vez por mês para acompanhar de perto o score da sua página. A página disponibiliza informações valiosas sobre o que está causar os erros e as acções a tomar para resolver os problemas.

 

 

  • Keyword Planner (Google)

 

A ferramenta para encontrar palavras-chave é um dos pilares de qualquer estratégia de marketing digital. É uma das favoritas pela integração com o Google Ads. Para usar a ferramenta precisa de ter conta no Google Ads. O primeiro passo é simplesmente inserir sua palavra(s)-chave na caixa de pesquisa. Além de devolver o(s) termo(s) de pesquisa associadas à palavra que introduziu, a ferramenta informa-o das pesquisas mensais médias, a concorrência, lance sugerido. Quando escolher as melhores palavras-chave para a sua campanha de Google Ads basta adicionar ao seu plano e serão adicionadas à campanha sem sair da plataforma.

 

 

  • MailChimp (Software)

 

O MailChimp é dos melhores amigos dos pequenos negócios. Sendo o e-mail marketing e a construção da sua lista de contactos um passo crucial na fase inicial de um projecto o MailChimp oferece uma solução gratuita (“Free Forever”) onde pode armazenar até 2000 contactos e enviar até 12000 emails todos os meses. É na verdade um forte aliado, porque disponibiliza features avançados mesmo na conta grátis, como a possibilidade de fazer testes A/B, de poder ligar à sua conta de e-commerce, fazer landing pages, e muito mais. A partir deste volume de contactos e e-mails enviados, a ferramenta tem dois planos pagos a partir de $10 (aprox. 8,83€) por mês e onde permite ter uma lista de contactos e enviar e-mails sem restrições. A principal vantagem dos planos pagos é o acesso a ferramentas avançadas como: optimizar o tempo de envio, entrega de e-mails conforme fuso horário, segmentação demográfica, segmentação avançada, relatórios comparativos, e testes com multivariáveis.

 

 

  • Similar Web

 

O SimilarWeb é uma ferramenta importante para o LinkBuilding que funciona também como extensão do chrome. É uma ferramenta gratuita que oferece estatísticas gratuitas sobre todos os sites. Esta ferramenta tem em consideração todas as fontes de tráfego durante a análise do site, para que obtenha mais do que informações básicas de SEO, sendo possível obter informações detalhadas sobre tráfego, tempo passado no site, bounce rates e muito mais. Em apenas alguns segundos, consegue ver dados demográficos do público-alvo de uma empresa, o valor investido em conteúdo pago e os locais de onde vem o tráfego da web. Todos esses fatores afetam o SEO de alguma forma, por isso, se precisar saber tudo sobre a presença digital de um website, é uma óptima ferramenta.

 

 

  • Website Grader

 

Esta ferramenta é detida pelo Hubspot, o conhecido gigante do Marketing Digital. Com um interface clean e intuitivo que nos desafia a descobrir quão forte é o nosso website, para isso basta introduzir o url e o e-mail para receber os resultados que lhe mostram em que nível está o seu site. Com copy provocador diz-lhe se está a fazer um bom trabalho ou se precisa de fazer alterações.

 

 

  • Buzzsumo

 

BuzzSumo é uma das melhores ferramentas para descobrir conteúdo novo e popular na web. Basta inserir um tópico ou uma seleção de palavras-chave que a ferramenta devolve os resultados de posts mais populares da respectiva categoria, além de uma lista de influenciadores que partilham esse conteúdo. É uma boa maneira de ter novas ideias para as suas campanhas de marketing de conteúdo e redes sociais, além de identificar influencers que o podem ajudar a ampliar a sua reputação, visibilidade e seguidores. A versão gratuita permite-lhe pesquisar o conteúdo mais partilhado, os principais influenciadores e acompanhar as menções de uma marca ou tópico. 

 

  • HootSuite

 

O Hootsuite é facilmente uma das ferramentas gratuitas mais populares para postar e agendar atualizações para várias plataformas das redes sociais. O plano gratuito inclui a possibilidade de gerir 3 perfis sociais num só lugar, agendar 30 posts. O plano gratuito apresenta algumas funcionalidades como as da gestão directa na plataforma de menções e mensagens da página, o agendamento das publicações, a gestão de eventos, um feed RSS onde consegue encontrar e partilhar conteúdos interessantes automaticamente de fontes confiáveis e, ainda, a central de ajuda online e formação básica para utilização da plataforma e introdução à gestão de redes sociais.

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